sábado, fevereiro 11

Tyr (Tiwaz, Tiw, Dieus, Tei, Tuisco, Zlu), O Senhor da Batalha.





Os mitos e ultos de Tiwaz, predecessor de Tyr, são muito antigos, sendo oriundos dos povos indo-europeus, depois adotados e adaptados pelos povos escandinavos e teutônicos e perdendo aos poucos sua relevância, ao serem substituídos pelos herdeiros das suas qualidades - Odin e Thor. Os nomes Tei e Ziu têm como origem a palavra indo-europeia djevs, sinônimo de “céu” ou “luz”.
Apesar de reger as batalhas, Teiwaz não tinha um aspecto sanguinário e era invocado nos duelos oficiais, aos quais se atribuíam os augúrios divinos, que definiam os culpados (nos litígios interpessoais) ou os vencedores (na véspera das batalhas, quando lutavam entre si os representantes das duas tribos). Tiw era tão importante para os saxões quanto Odin era pra nórdicos; apesar da semelhança estabelecida pelos romanos com Marte, Tiw era o Pai Celeste, enquanto Marte era o patrono dos soldados e incentivador das disputas.
Tyr abriu caminho para Odin, que se tornou ele próprio o deus da Guerra; filho do gigante do mar do inverno Hymir, passou a ser considerado filho de Odin, devido a sua coragem e heroísmo em batalha, representado por um homem sem a mão direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário