sexta-feira, fevereiro 24

AS GRANDES SENHORAS: Vor (Vör), A Deusa da Consciência.


Vor é a mais enigmática das acompanhantes de Frigga, seu nome sendo associado à "consciência, fé, cuidado". Ela procura permanentemente sabedoria e conhece todos os segredos, pois nada pode ser escondido dela. Vor tem traços comuns com as völvas, as videntes xamânicas que praticavam seidhr, a parte mágica para obter o conhecimento (no Popular da Interweb, CHEATER) necessário na realização de magias. Seidhr incluía um tipo de divinação feita por xamãs treinados para se deslocar entre os mundos, através de um estado alterado de consciências, obtido por meio de danças xamânicas, canções ou batidas de tambor. O propósito desta prática era encontrar respostas e orientações visando o bem-estar da comunidade, em casos de doenças, desastres naturais, seca, inundações ou guerras.

Apesar da magia seidhr e as völvas serem associadas com a deusa Freyja, Vor representa um característica de Frigga - o conhecimento do futuro - mas que ela não revela. Vor personifica a percepção intuitiva feminina, a capacidade de ver e compreender o significado de sinais e avisos sutis, sabendo o que se passa, sem precisar de palavras.
Na sociedade nórdica atribuía-se à mulher um potencial e poder sagrado e mágico, que lhe permitia entrar em conexão com as divindades, os seres sobre-naturais e os espíritos ancestrais. Por isso percepções, visões e profecias das mulheres eram altamente honradas e seus conselhos e orientações seguidas com respeito e confiança.
Vor detinha o poder da precognição, a habilidade de descobrir e compreender o significado de tudo que passou, bem como saber - e silenciar - sobre eventos vindouros. Porém ela transmitia às mulheres o dom da interpretação da linguagem simbólica dos sonhos e avisos e despertava e fortalecia o potencial intuitivo inato de cada mulher, ensinando como usá-lo para levantar os véus que ocultavam o real significado das mensagens. Vor era a guia e mestra ns mundos e dimensões sutis, permitindo e orientando a expansão da compreensão da consciências e da fé. Com sua permissão e ajuda, podia ser trazido para a mente consciente e da fé. Com sua permissão e ajuda, podia ser trazido para a mente consciente tudo o que tinha sido esquecido, reprimido ou prezo no subconsciente (por medo de saber), auxiliando assim na cura e integração de todos os níveis do ser. A sabedoria que ela oferecia não era acessível de imediato, mas resultava de um longo processo de conhecimento e crescimento psíquico, mental e espiritual.

Vor era representava como uma mulher madura, usando um véu ou um manto com capuz, podendo, ou não, segurar nas mãos um pergaminho, livro ou símbolo específico.
Ela era invocada para o desenvolvimento da intuição e da habilidade de perceber e compreender sinais, na interpretação dos senhos e oráculos, nas práticas de meditação - silenciosa ou xamânica - e nas sessões de magia seidhr. Vor não devia ser consultada sobre questões específicas, mas para uma orientação geral, dando depois muita atenção aos sonhos e sinais, para descobrir e interpretar a mensagem por ela enviada. Vor também ajudava na conexão com o passado (individual ou coletivo, da vida presente ou de outras vidas) para que fosse aceito e compreendido, sem revolta, o traçado do destino, e permitindo o resgate do poder pessoal e da sabedoria ancestrais.

2 comentários:

  1. Estou a adorar ler tudo... é dos melhores sitios que encontrei com informação sobre os nórdicos e sua mitologia.... Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  2. Querido que texto rico! Super informativo e muito interesante. Que seu caminho seje sempre assim..light vikings

    ResponderExcluir