terça-feira, fevereiro 7

OS POVOS NÓRDICOS DAS ORIGENS À ATUALIDADE.




A Escandinávia é formada pelas ilhas da Dinamarca e uma grande península, em cujo lado leste fica a Suécia, com terras férteis aos redor dos lagos e nas regiões do Sul, estendendo-se ao norte, além do Círculo Polar Ártico. A oeste fica a Noruega, uma faixa mais estreita formada por montanha, fiordes e uma série de pequenas ilhas. Para fins didáticos, inclui-se também a Islândia, que atualmente é independente. O nome Escandinávia é uma suposta latinização do alemão arcaico Scandinaujá, cujo possível significado era a “Ilha de Skania”.
À medida que o gelo se retraía no norte europeu, no fim da era glacial, apareceram no sul os primeiros assentamentos humanos em torno de 10.000 a.C., que sobreviviam da caça e da pesca e reverenciavam as forças naturais temidas, como “gigantes”. Essas tribos se deslocavam em função da mudança das estações, que eram comemoradas com encontros e rituais, dando assim origem aos posteriores festivais da Roda do Ano.
Os povos germânicos viviam em pequenas tribos lideradas por nobres e tinham muito orgulho da sua tradição oral, das suas lendas sobre deuses, gigantes e heróis.
Eram fiéis aos ideais de coragem e lealdade, respeitavam e honravam suas mulheres e valorizavam as leis criadas pelos deuses. Foram encontrados vestígios de um complexo culto às deus (as Matronas,Nehalennia) da Alemanha, ao longo do rio Reno. Ocorreu aos poucos uma diferenciação entre as diversas línguas e dialetos, definido o ramo anglo-saxão (que deu origem às línguas escandinavas, ao alemão, holandês e inglês) e as várias línguas latinas (pela influência da cultura romana).

3 comentários: