terça-feira, fevereiro 7

O roubo das maçãs da juventude eterna.






Odin, Loki e Hoenir estavam caminhando nos confins de Midgard explorando novos lugares. No entardecer, cansados e famintos, chegaram a um vale com vários campos plantados e num deles pastavam alguns bois. Sem demora, Loki pegou e matou um, enquanto seus companheiros preparavam a fogueira onde a carne ia ser assada. De repente, um vento rio apagou as chamas e uma grandeáguia apareceu batendo as asas e exigindo uma porção da carne como preço para o fogo ficar aceso. Odin concordou, mas Loki, faminto e furioso, jogou seu bastão, que em lugar de matar a águia, ficou preso nas suas costas; ao levantar voo, Loki foi levado junto, pois não conseguia desgrudar as mãos do bastão.
Arrastado sobre rochedos e arbustos, Loki estava imobilizado e sangrando e foi obrigado a pedir clemência. A águia (que era um gigante disfarçado) exigiu em troca da sua libertação a deusa Idunna e suas maçãs de ouro. Sem ter outra opção, Loki concordou.
Para conseguir capturar Idunna, Loki usou uma mentira para atraí-la junto com as maçãs para um lugar fora de Asgard. Lá chegando estava à sua espera o gigante Thiazi, metamorfoseado novamente em águia, que pegou no bico a deusa e suas maçãs, levando-as para Jotünheim. Na ausência de Idunna -guardiã das maças mágicas que conferiam diariamente a vitalidade aos deuses-os deuses ficaram enfraquecidos, envelhecendo rapidamente e mostrando sinais de senilidade.
Odin descobriu que Idunna tinha sido levada por Loki para fora de Asgard e após encontrá-lo escondido no pomar de Idunna, os deuses reunidos o ameaçaram com a morte caso não trouxesse Idunna, os deuses reunidos o ameaçaram com a morte caso não trouxesse Idunna e suas maçãs de volta. Apavorado, Loki pediu emprestado o manto de penas de falcão de Freyja e saiu voando até Thrymheim, onde num penhasco varrido por ventos gelados se encontrava o palácio de Thiazi. Como nem o gigante nem sua filha Skadhi,se encontravam lá, Loki conseguiu achar Idunna e entoando runas a transformou em uma noz (ou semente), que ele segurou com suas garras de falcão e saiu voando o mais rápido que podia. Mesmo assim, quando Thiazi descobriu a ausência de Idunna e assumiu sua forma de águia e quase alcançou, por ser mais veloz e forte do que o falcão. Porém Odin tinha vistado as duas aves se aproximando e ordenou às divindades acenderem uma grande fogueira, em que a águia mergulhou se, conseguir parar, enquanto o falcão tinha pousado antes do muro de Asgard. Descartando o manto de penas, Loki reassumiu suas feições e com o encantamento rúnico transformou de volta a Nóz na linda e jovem Deusa, que imediatamente ofereceu as mágicas maçãs aos velhos deuses, que, depois de comerem, readquiriram seu viço e vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário