quarta-feira, fevereiro 8

Asgard e seus palácios.



No poema “Völuspa”, a comunidade dos deuses é decrita morando emAsgard, uma fortaleza cercada por muralhas e cujo acesso era feito pela ponteBifrost, vigiada e protegida pelo deus Heimdall, posicionado na torreHimigbjorg (a guarita do céu). Asgard era situada em uma ilha, no meio de um rio largo e escuro, que nascia de Hvergelmir e carcava Yggdrasil,tornando impossível o acesso pelas muralhas que protegiam a fortaleza. No centro de Asgard localizava-se Valaskjalfm a assembleia suprema e corte de julgamento, onde os deuses discutiam os problemas e tomavam decisões relativas a eles e à humanidade. O enorme salão era coberto com placas de prata e as paredes tinham pátina de ouro. O trono de ouro de Odin era cercado por 12 assentos também dourados e reservados a 12 deuses, enquanto Vingolf(o local dos amigos) era um belo santuário reservado a 12 deusas.
Também em Asgard encontrava-se a oficina metalúrgica dos gnomos e dos elfos escuros, entre os quais se destacavam os filhos de Ivaldi - Völund e seus irmãos - e os gnomos chefiados por Sindri. Tanto em Asgard, quanto emVanaheim, cada divindade tinha seu próprio salão, sendo que Odin possuía dois: Valhalla (dos guerreiros) na floresta Glasir e Valaskialf, de onde ele vigiava os Nove Mundos, sentado no seu trono Hlidskialf. Em um dos poemas dos Eddas - “Grimnismal” - são citadas várias construções cobertas com telhas dourada, entre quais se sobressai Valhalla, o enorme salão de Odin, com quinhentas portas, onde eram recepcionados os heróis mortos em combates pelas Valquírias, que lhes ofereciam chifres repletos de hidromel e os conduziam até Odin. Essa cena foi retratada em gravações sobre pedras séculos VIII, na Ilha de Gotland.
Segue uma relação sucinta dos nomes e os senhores dos outros palácios.
  • Bilskinir - “O relâmpago”, moradia do deus Thor e suas esposa Sif.
  • Breidablikk - “A vidas abrangente”, a residencia luminosa do deus solar Baldur e sua esposa Nanna.
  • Folkvang - “O campo dos guerreiros” constituído por nove castelos onde a deusa Freyja recebia a metade das almas dos guerreios mortos em combate e outra metade sendo de Odin.
  • Fensalir - “Os salões dos mares”, a residencia da deusa Frigga e suas 12 acompanhantes.
  • Gladsheim - “O lar resplandecente” com Valhalla, o salão de reunião dos Einherjar, na proximidade ficava o salão de âmbar Glaesir.
  • Glitnir - “O salão do esplendor” com pilares de ouro vermelho e telhado de prata pertencia a Forsettio deus da Justiça
  • Himminbjorg - “O salão celeste”, morada de Heimdall, o brilhante guardião da ponte Bifrost.
  • Landvidi - “A terra branca”, o retiro do silencioso deus Vidar, filho de Odin.
  • Noatun - “O ancoradouro do navio” pertencia ao deus marinho Njord.
  • Sessrumnir - “Muitas cadeiras”, o salão de Freyja em Asgard.
  • Sokkvabekk - “O rio dos tempos e dos ventos”, local cercado pelo murmúrio da água onde residia Saga, visitada diariamente por Odin em busca de conselhos e sabedoria.
  • Thrymheim - “A casa do  trovão”, residencia da deusa Skadhi.
  • Valaskjalf - “O saguão prateado”, com telhado de prata, onde se encontrava o trono de Odin e a morada de Vali, seu filho e vingador da morte de Baldur.
  • Ydalir -“O vale dos teixos”, que abrigava a cabana de Ullr, o deus caçador e arqueiro.
Asgard era considerado o reino das divindades Aesir, embora representantes  dos Vanir Njord, Frey e Freyja - tenham ido morar em Asgard após o armistício. As outras divindades Vanir habitavam Vanaheim e algumas, o mundo subterrâneo, devido à ancestral ligação entre os Vanes e os espiritos da natureza que habitavam as colinas, rochedos, rios e mares, bem como sua associação com os elfos, o deus Frey sendo o regente de Alfheim, seu reino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário