quarta-feira, fevereiro 15

Orlög e Wyrd.


Orlög é definido de forma sucinta como as leis, ou camadas, primais que determinam o "agora"; o presente que foi moldado pelas ações passadas.
Wyrd é a sorte ou destino individual, a predestinação que segue a "lei de causa e efeito"; semelhança ao conceito hindu do carma. O termo wyrd foi desenvolvido a partir do verbo "weorthan" em inglês arcaico significado "vir a ser", seu equivalente em norueguês antigo sendo "urdr", o mesmo nome da Primeira Norne.
Tanto orlög quanto wyrd são conceitos extremamente importantes e que desempenham um papel central na visão mítica, cosmológica e simbólica da tradição nórdica, sem ter nenhuma semelhança com a predestinação ou fatalismo da doutrina cristã.
A raiz ur ou or designa a fonte primordial, enquanto lög são as leis ou camadas assentadas pelas Nornes, que decidem as circunstâncias, o tempo, o lugar e família em que cada ser irá nascer. À medida que a vida segue seu curso, novas camadas serão formadas pelas nossas opções, ao interagirmos com as ações de todos os outros com os quais estamos envolvidos. Podemos orlög como uma série de camadas ou fios do passado, que continuam repercutindo no presente como uma reação que segue à ação. É um conceito que se aplica do comportamento usual até o plano espiritual, definido a direção do wyrd, o traçado do destino. Algumas coisas não podem ser evitadas ou mudadas, mas somos responsáveis pela maneira em que respondemos a elas pelas nossas ações, opções e atitudes presentes. As mudanças no orlög são produzidas pela mente coletiva e acontecem quando é atingida certa massa crítica. O orlög é um movimento contínuo de ressarcimento e retificação objetiva pelo mal feito no passado e uma recompensa pelo bom comportamento. Após a morte, será escolhida a nossa situação em função do orlög, que é parcialmente herdado. A ética parte do reconhecimento de que o orlög é afetado pelas nossas ações baseadas na suas consequências e não apenas nas intenções que lhe deram origem. Por isso devemos refletir bastante antes de agir, para evitar fazer uma má escolha, mas  oriunda de uma boa intenção.
O wyrd é mais flexível, sendo uma parte do orlög adaptada a um indivíduo e à sua familia, podendo ser mudado pelas circunstâncias e à medida do crescimento pessoal. O wyrd pode ser assemelhado ao conceito habitual do destino, mas é muito abrangente. Ele inclui a soma das ações e escolhas individuais, bem como o destino predeterminado pelas Nornes para aquela pessoa, sendo a união de tudo o que passou e tudo o que virá a ser, manifestado durante a vida. Wyrd é tanto a casualidade como a consequência e por isso nada muda constantemente; é formado pelas teia das opções (pessoais, dos outros, da comunidade e até mesmo dos ancestrais), que influenciam a nossa evolução e consciência atuais. Não somos livres para fazer todo o que imaginamos, mas também não estamos trancados dentro de uma estrutura rígida do destino. Até mesmo as divindades possuem seu próprio wyrd, pois na mitologia nórdica elas não são onipotentes, mas presas pelo poder e o pedrão da tessitura do wyrd.



2 comentários: