domingo, abril 28

Nidhogg (Níðhöggr ou Nidogue)





Na mitologia nórdica, NidhoggNíðhöggr ou Nidogue é o dragão que habita o Niflheim, o submundo nórdico. O seu nome foi várias vezes traduzido como "surpreendente cheio de ódio" e "devorador de cadávers ". 

Vivendo na raiz de Yggdrasill - o Freixo do Mundo, em um poço de serpentes, Nidhogg se alimenta de os corpos dos mortos . Quando não está se alimentando dos mortos, Nidhogg rói a raiz de Yggdrasill, que é dito separá-lo do mundo, e de lá envia, através do esquilo Ratatosk, mensagens de insulto à águia Hræsvelgr, empoleirada no topo dos galhos. Ratatosk, por sua vez traz as provocações das águias de volta para Nidhogg. 

No ato de roer a raiz, Nidhogg junta-se a quatro cervos, chamados DainnDvalinnDuneyr e Durathorque pastam sob as folhas e cascas do topo de Yggdrasill . É sabido também que outros dragões o acompanham na tarefa de destruir a árvore, sendo seus nomes: GrabakGrafvolluthGoin Moin

Nidhogg surgirá no Ragnarok, trazendo consigo o corpo dos mortos para se juntarem a batalha em Midgard. O dragão, no entanto sobreviverá para continuar sua existência na nova ordem que se segue. Fontes sugerem que Nidhogg continuaria a viver para balancear o bem, tendo um equilíbrio perfeito entre bem e mal; alguns veem isso como um reflexo da cultura cristã na época em que a Edda em Prosa foi escrita, que vê constantemente o mundo dividido entre bem e mal.

5 comentários:

  1. Muito bom texto.
    Acompanharei o blog daqui pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço, bravo irmão!!! Leia os outros posts do Dankzij, espero que goste!

      Excluir
  2. Mas odin apos descer a arvore nao disse que nenhum um ser no universo compreenderia o quanto a arvore sofria pois haviam milhoes de serpentes roendo suas raizes? Me perdoem se eu estiver errado mas acho que niflheim nao seria bem o submundo deles é mais descrito como uma terra de gelo e neblinas bem desinteressante

    ResponderExcluir