sábado, janeiro 5

Sucellus, o deus Celta da Floresta.




Sucelus (Sucaelus, Suecelus) é um deus gaulês conhecido a partir de 11 inscrições encontradas na França, Alemanha, Suíça e Grã-Bretanha. Na iconografia Sucellus é descrito como um homem de meia-idade, barbado usando uma túnica e segurando um martelo e ele às vezes é comparado com Silvano romanos. Ele parece ser um deus da floresta / caçador, mas compartilha algumas das propriedades do deus celta também.
Sucellus é um deus conhecido de pelo menos 11 inscrições (na maior parte da Gália) e um número equivalente de estátuas. A região de culto Sucellus "cobre a maior parte do norte da Gália, com inscrições de ter sido descoberto em: Worms na Alemanha (CIL XIII 06.224), onde ele é assimilado pelo Interporto Romano como Silvano; Sucellus em Vichy em Allier (ILTG 497), Ancey-Mâlain na Côte d'Or (AE 1990, 768), Metz (ILTG 565) e Sarrenbourg (CIL XIII 04542) no vale do Mosela onde ele é invocado com sua consorte Nantosuelta e Lyon no Rhône [AE 1990, 768] tudo isso na França. Ele também é invocado em Yverdon, na Suíça (CIL XIII 05.057), bem como Augst na Suíça [AE 1925, 5] (onde mais uma vez ele é invocado como Sucellus Silvano). Há também uma única inscrição em um anel encontrado em York, Inglaterra (RIB 2 2422).
Iconograficamente, (como no exemplar, acima, à esquerda com base em uma estátua de bronze de Premeaux, França) Sucellus é descrito como um homem de meia-idade, barbado usando uma túnica e segurando um martelo numa mão e olla (um vaso ou jarra) na outro. Representações quase idênticos foram encontrados em Genebra, Pouzin na França (embora em ambos os casos, o martelo está faltando). Uma estátua muito semelhante também foi descoberto em Sunderland (este já tenha sido atribuída como um "deus ferreiro", mas as mãos indicam claramente que a estatueta originalmente tinha uma marreta e uma olla). Uma descrição mais de Sucellus, como exemplificado por um baixo-relevo de Sarrebourg onde ele é retratado ao lado de seu consorte, Nantosuelta mostra uma Sucellus barbudo vestindo uma túnica e com um manto sobre o ombro direito. Em sua mão esquerda ele segura um martelo de rosto quadrado e em sua mão direita aí reside uma olla. Uma descrição semelhante é também observado em Saint-Romain-en-Gal e um busto representando uma figura semelhante foi também descoberto na Javols na região Lozere da França. Números semelhantes também foram descobertos no Kinheim-Kindel e Wallerfangen, Alemanha. A forma final do Sucellus, como exemplificado a partir do exemplo de Glanum, Provence, (acima à direita) mostra Sucellus como a divindade caçador da floresta, Silvano com uma coroa de louros, um martelo de cabeça quadrada e um manto drapeado sobre ele.

Iconografia Sucellus, é complexo, no entanto, quando usados ​​em conjunção com sua consorte, Nantosuelta, o casal geralmente são acompanhados por símbolos associados a prosperidade e domesticidade. Mesmo o sentido da onipresente Sucellus martelo / martelo é uma questão de debate. Poderia ser um implemento de guerra, uma ferramenta agrícola ou um símbolo de poder Sucellus. Parte da iconografia da divindade indicou que ele estava associado à agricultura apesar de sua associação com Roman Silolvanus sugere que ele também foi considerado como uma divindade caçador / floresta. O pote ou barril que é, invariavelmente, realizada em associa a divindade outro lado-o com cerveja e tanto a uva e trigo colheitas. Assim Sucellus também pode ser uma divindade de várias bebidas alcoólicas. A este respeito, ele compartilha algumas propriedades com Gofannon / Goibnu cerveja de uma bebida que concedeu a imortalidade e de saúde sobre o bebedor.

Uma inscrição encontrada em Mainz, na Alemanha e dedicado a Sucaelus (que é assimilado ao culto de Júpiter Optimus Maximus e invocou junto com a Locus Genius do site) provavelmente representa uma invocação da mesma divindade, assim como uma inscrição a partir da fonte de Arroux o rio em França, que indica que o site foi presidida pelo Suecelus; uma variante ainda mais em nome desta divindade. Usando o léxico proto-celta reconstruído nome Suecellus » foi interpretado como sendo derivadas de componentes: Su - (bom / muito) e  Keld - (greve), que também está relacionada com a reconstrução proto-indo-europeu  Kelh - (greve), juntamente com o masculino Latinied partícula nós. Assim Sucellus pode ser interpretado como O Atacante Bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário