Na mitologia nórdica, Nott (Old Norse "noite") é personificada avó, de Thor. Em ambos os Edda Poética, compilado no século 13 a partir de anteriores fontes tradicionais, e o Prose Edda, escrito no século 13 por Snorri Sturluson, Nott é listada como a filha de uma figura com o nome de Nörvi (com variantes de grafia) e está associada com o cavalo Hrímfaxi, enquanto o Prosa Edda apresenta informações sobre ascendência Nott, incluindo os seus três uniões. Terceiro casamento Nott era o deus Dellingr e isso resultou em sua filha Dagr, o dia personificado (embora algumas variações lista manuscrito Jord como esposa e mãe em vez Dellingr Dagr). Como um substantivo próprio, o Nott palavra aparece em toda a literatura nórdica antiga.
Edda Poética
Na estrofe 24 do Vafþrúðnismál poema, o deus Odin (disfarçada de "Gagnráðr") pede a Vafþrúðnir jötunn de onde chega o dia, e a noite e suas marés.
Na estrofe 25, Vafþrúðnir responde:
Delling altura ele quem é o pai do dia é,
mas a noite era de Nörvi nascido;
nas luas novas e minguante os poderes beneficentes criadas,
para contar os anos para os homens.
Na estrofe 14 do, Vafþrúðnismál Odin afirma que o cavalo Hrímfaxi "atrai toda noite para os deuses beneficentes" e que ele permite que a espuma de seu bit cair todas as manhãs, a partir do qual orvalho vem para os vales.
Na estrofe 30 do Alvíssmál poema, o deus Thor pede aos anões Alvíss para lhe dizer que a noite é chamada em cada um dos nove mundos, a quem "Norr" nascer. Alvíss responde:
A noite é referido como "noite" pela humanidade, "escuridão" pelos deuses , o mascarado pelas forças poderosas", "unlight" pelo jötunn, "alegria-de-sono" pelos elfos, anões, enquanto chamar seu "sonho Njörun" (que significa "deusa sonho").
Em Sigrdrífumál, após a Sigrdrífa valkyrie é acordado de seu sono maldição pelo herói Sigurd, Sigurd pergunta o nome dela, e ela lhe dá uma "memória-bebida" de um chifre cheio de hidromel, e depois Sigrdrifa diz uma oração pagã. O primeiro verso desta oração possui uma referência para os "filhos de Dagr" e "filha de Nott":
"Salve o Dia! Salve os filhos de dia!
Para Noite e sua filha granizo!
Com os olhos plácidos eis-nos aqui,
e aqui sentado nos dará a vitória.
Hail to the Æsir! Hail to the Asyniur!
Salve a terra generosa!
Palavras e sabedoria nos dá nobre twain,
e curando as mãos enquanto vivemos!"
Prosa Edda
Na Gylfaginning livro Edda em Prosa, Nott é novamente personificada. No capítulo 10, a figura entronizada de estados elevados que Nott é a filha de um jötunn pelo nome de "Norfi ou Narfi". Nott é descrito como "preto e moreno", e teve três casamentos. Seu primeiro casamento foi com Naglfari, e os dois produziu um filho com o nome de Auðr. Segunda união Nott era Annar, resultando na sua filha Jord, a terra personificada. Finalmente, Nott se casa com o Dellingr deus, eo casal tem Dagr, que assume depois de "pessoas do pai" em seu brilho e justiça. Odin tomou Nott e seu filho Dagr, colocou-os para o céu com uma carruagem e um cavalo cada, e eles montam em torno da Terra a cada 24 horas. Passeios Nott antes Dagr e espuma de pouco seu cavalo Hrímfaxi de polvilha a terra.
No entanto, estudioso Haukur Thorgeirsson aponta que os quatro manuscritos de Gylfaginning variam em suas descrições das relações familiares entre Nott, Jord, Dagr e Dellingr. Em outras palavras, dependendo do manuscrito, ou Jord ou Natt é a mãe de Dagr e sócio da Dellingr. Detalhes Haukur que "o manuscrito mais antigo, U, oferece uma versão onde Jǫrð é a esposa de Dellingr e mãe de Dagr enquanto os outros manuscritos, R, W e T, lançado Nott no papel de esposa Dellingr e mãe Dagr", e argumenta que "a versão em U surgiu acidentalmente quando o escritor de U ou seu antecedente encurtado um texto semelhante ao ERP. Os resultados deste acidente fez sua na tradição poética islandesa".
No Prose Edda livro Skáldskaparmál, significa de se referir a Jord são fornecidos, incluindo "filha de Nott".
Capítulo 58 afirma que "Hrimfaxi ou Fiorsvartnir empate da noite", e no capítulo 64, "nott" é afirmou como uma das várias palavras para o tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário