segunda-feira, setembro 3

Sif (Sifjar, Síbia), A Deusa dos Campos Dourados.


Apesar da sua pouca participação nos mitos, a metáfora "marido de Sif", usado para designar o deus Thor, é encontrada em vários poemas. Em duas citações nos mitos, Loki acusa Sif de adultério, vangloriando-se de ter sido seu amante, porém sem que existam comprovações em outros mitos sobre esse fato, aka b1tch. A alusão à sua possível infidelidade é sugerida pelo fato de Loki ter cortado seus lindos cabelos dourados durante seu sono. Enquanto em outras culturas "cortar os cabelos" era o castigo imposto às adúlteras, as mulheres nórdicas eram livres para se divorciar quando se sentiam insatisfeitas nos casamentos, realidade que não sustenta a tese de punição. A prova disso está no apoio dado por Thor, quando viu o desespero de Sif, forçada ao isolamento devido à perda de sua linda cabeleira. Thor ameaçou Loki com torturas e morte se ele não reparasse a maldade. Apavorado e temendo pela sua vida, Loki apelou aos anões ferreiros, que confeccionaram uma cabeleira feita com fios de ouro, tão perfeita quanto a original, que cobria Sif da cabeça aos pés como um véu brilhante. Tanto Sif, quanto o próprio Thor, tinham muito orgulho dos cabelos dourados, que representavam as espigas maduras dos campos de trigo no verão e eram sinônimos de "ouro".

Para diminuir a ira de Thor e a revolta dos outros deuses por mais uma ofensa e falta de respeito para com eles, Loki obrigou os anões ao confeccionamento outros objetos mágicos, que ele levou como presentes para os deuses: Odin, Thor e Frey.
À Odin foi dado a lança Gungnir, quando lançada nunca erra o alvo, e sempre volta à mão de seu possessor.
À Thor foi dado Mjöllnir o martelo mágico que serviria tanto para construção como para a destruição, dizem vertentes que Loki atrapalhou a confecção do martelo, por isso ficou "pequeno".
À Frey foi dado Skíðblaðnir ou, aportuguesado, Esquidebládenir (SkídbladnirSkídhbladhnirSkíthblathnirSkidbladnirSkithblathnir ou Skidhbladhnir) é o navio de Frey, na mitologia nórdica. Foi criado pelos filhos de Ivaldi a pedido de Loki que desejava a união entre os AEsir e os Vanir.

Sif tinha um filho, Ullr - adotado por Thor -, cujo pai era desconhecido, supõe-se que ele era um gigante de gelo, pois Ullr amava o frio e se divertia esquiando ou patinando nas regiões cobertas de neve e gelo, bem como caçando nas florestas de Jötunheim.
Sif era descrita como uma mulher lindíssima, envolta por longos e fartos cabelos dourados, que usava roupas simples de camponesa, mas com um cinto de ouro e pedras preciosas. Era considerada regente da beleza, do amor e da fertilidade da vegetação, principalmente dos campos dourados de trigo no verão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário