domingo, agosto 18

Draugr (Draugur, Draugar, Draugrs, Dreygur)




Um draugr, draug ou (Islândia) draugur (original Old Norse plural draugar, como usado aqui, não "draugrs"), ou dreygur ( Ilhas Faroé ), ou Draugen ( norueguês , sueco e dinamarquês , que significa "o draug"), também conhecido como aptrganga ("afturganga" em islandês moderno) (literalmente "after-walker", ou "aquele que anda após a morte") é uma criatura 'morto-vivo' da mitologia nórdica , um subconjunto da mitologia germânica.
 O significado original da palavra advindo do Norueguês é fantasma e a literatura mais antiga faz distinções claras entre o draug do mar e da terra. Draugar vive em suas sepulturas, muitas vezes, guardando o tesouro enterrado com eles em seus túmulos. Eles são cadáveres animados - ao contrário de fantasmas que têm um corpo físico com capacidades físicas semelhantes como na vida.

No Inglês Antigo, o cognato foi dréag ("aparição, fantasma"). A palavra gaélica dréag ou driug significa "portento, meteoro" e é emprestado tanto do Antigo Inglês ou a palavra nórdica antiga. 

Os Draugar possuem força sobre-humana, pode aumentar o seu tamanho à vontade, e levar o cheiro inconfundível de decadência. Eles são corpos de mortos-vivos de na mitologia Nórdica / islandêsa, que parecem manter uma aparência de inteligência. Eles existem, quer para proteger seu tesouro, causar estragos em seres vivos, ou atormentar aqueles que haviam prejudicado na vida. A capacidade do draugr para aumentar o seu tamanho também aumentou o seu peso, e o corpo do draugr foi descrito como sendo extremamente pesadas. Thorolf de Eyrbyggja Saga era "incorrupto, e com uma aparência feia sobre ele ... inchado ao tamanho de um boi", e seu corpo era tão pesado que não pode ser criada sem alavancas. Eles são também observou a capacidade de subir da sepultura como colunas de fumaça e "nadar" através da rocha sólida, o que seria útil como um meio de sair de suas sepulturas. No folclore do draugar matar suas vítimas através de vários métodos, incluindo esmagando-os com as suas formas ampliadas, devorando sua carne, devorando-os inteiros em suas formas ampliadas, indiretamente, matando-os, dirigindo-os loucos e beber seu sangue. Alimentação de animais perto do túmulo de um draugr pode ser levado à loucura pela influência da criatura. 
Eles também podem morrer de ser levado à loucura. Thorolf, por exemplo, causou pássaros que voavam sobre sua Howe cair morto. Draugr também são apontados como sendo capaz de conduzir as pessoas de vida insano.


Criação de um Draugr.


Após a morte de uma pessoa, a principal indicador que a pessoa que irá tornar-se um draugr é que o corpo não se encontra em posição horizontal. Na maioria dos casos, o corpo encontra-se numa posição vertical ou sentada, e isto é uma indicação de que o morto pode retornar. Qualquer pessoa má, desagradável, ou ganancioso pode se tornar um draugr

Como observado por Ármann "fantasmas mais medievais islandeses são pessoas más ou marginal. Se não estiver insatisfeito ou mal, eles são impopulares". Este é o caminho principal que partilham características draugar com fantasmas, uma vez que qualquer pessoa pode se tornar um fantasma. Na cultura ocidental, os fantasmas são geralmente pessoas com negócios inacabados, ou aqueles que são tão mal o seu espírito faz um impacto sobre o local onde morava. 

Fantasmas e draugr se recusar a seguir o caminho prescrito de morte, egoisticamente permanecer na Terra, quando eles deveriam seguir em frente. Isso é facilmente compreensível, pois, "o egoísmo é um atributo importante de cada fantasma, e, portanto, não é de admirar que os fantasmas tendem a ser pessoas que eram problemáticas durante a sua vida." No entanto, ao contrário de fantasmas, draugr também pode acontecer por meio de infecção por outro draugr, tal como o que parece ser o caso da Glámr. Quando Glámr chega no vale assombrada em A Saga de Grettir o Strong, "os maus espíritos anteriores são relegados a um segundo plano e, quando Glámr é encontrado morto, eles desaparecem, enquanto ele assume seu papel como o fantasma do vale". Embora Glámr é um personagem marginal, sem dúvida, para começar, é só depois de sua luta com o primeiro espírito maligno que o primeiro espírito deixa o vale e Glámr toma o seu lugar de devastar. Diz-se também em Eyrbyggja Saga que um pastor é morto por um draugr e sobe na noite seguinte como um si mesmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário