Todas as fontes que li e pesquisei, se tratavam de Gofannon como "Smith-God", então algumas vezes irei descreve-lo como Smith-God pra não sair do padrão de pesquisa.
Gofannon, o Deus Ferreiro, foi o filho de Belenos, o deus-sol, e Anu, sua esposa. Ele era conhecido como Goibhniu aos irlandeses e identificado com Vulcan pelos romanos.
O Smith-God era um membro muito importante do panteão celta, como o ferreiro estava em sociedade celta. Para ser capaz de criar metal brilhando forte a partir do minério bruto era visto como quase mágico. Armas feitas por Gofannon se foram garantidos para voar sempre verdadeiro e infligir uma ferida fatal em seu alvo. Ele foi, assim, muitas vezes chamados para forjar esses itens para os deuses. Nomeadamente na lenda irlandesa, onde fez lâminas para Loucetios (Lugh) e os Tuatha antes da segunda batalha de Magh Tuiredh, e na lenda galesa, onde criou uma mão de prata para os Nodens feridos (Lludd). No conto de Culhwch e Olwen, ele ajuda a delinear os sulcos e limpar o arado - presumivelmente por causa de suas associações de metal.
Gofannon também foi anfitrião da festa Underworld para que ele forneceu uma cerveja especial para fazer os bebedores imortal.
Na Grã-Bretanha, o Smith-God parece ter sido particularmente reverenciado no Norte, onde uma série de potes decorados com ferramentas de ferreiro foram descobertos. Eles cobrem uma ampla área de Malton (Yorks) a Corbélia (Northumb). A cidade romana no último produziu até uma representação de Gofannon si mesmo. Um homem barbudo com uma túnica com cinto e boné cônico, ele está sobre sua bigorna com um par de pinças em uma mão e um martelo na outra. Há apenas evidências leve para seu culto no sul Grã-Bretanha, de Colchester (Essex), Farley Heath (Surrey) e Barkway (Herts).
De 5 fontes de pesquisa, incluindo livros antigos só consegui extrair isso de informação, é uma pena.
Se gostou deixe um comentário! HAIL
Hail EXCALIBUR!!!
ResponderExcluir